PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43472 > INTEGRIDADE E DEFESA FAB REALIZA I SEMINáRIO DE INTEGRIDADE INSTITUCIONAL

INTEGRIDADE E DEFESA

FAB realiza I Seminário de Integridade Institucional

Publicado: 2024-11-22 11:40:51
Evento reuniu especialistas civis e militares para debater o tema, reforçando o papel da Força Aérea Brasileira na gestão pública

  O Comando da Aeronáutica (COMAER) promoveu, no dia 21/11, o Primeiro Seminário de Integridade Institucional, com debates sobre ética, transparência e eficiência, elementos essenciais para a gestão pública e a defesa nacional. O evento, organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), contou com a participação de autoridades civis e militares, além de especialistas que compartilharam práticas e estratégias para fortalecer a integridade institucional.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, abriu o Seminário destacando a centralidade da integridade nas ações da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele ressaltou as nove esferas que compõem o Programa de Integridade do COMAER,  fundamentais para alinhar as missões da FAB aos interesses da sociedade.

"Nosso programa de integridade é pautado em nove pilares fundamentais: promoção dos valores éticos, transparência, ouvidoria, gestão de riscos, controle interno, auditoria, accountability, responsabilidade administrativa e responsabilidade penal. Esses elementos garantem que as ações do Comando da Aeronáutica estejam ancoradas em princípios sólidos, reforçando nosso compromisso com a defesa nacional e com os brasileiros que confiam na nossa missão", afirmou o Comandante. Ele ainda destacou que o seminário é mais do que uma oportunidade de aprendizado. "É um marco para fortalecer nossa cultura de integridade e nossa posição como uma instituição de Estado que trabalha em prol da sociedade brasileira com ética e transparência", complementou.

O Seminário contou com palestras de renomados especialistas. A Diretora de Promoção de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Renata Alves de Figueiredo, abordou a "Importância da Efetividade do Programa de Integridade nos Órgãos Públicos"; o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, discorreu sobre "Gestão de Riscos para a Integridade Institucional"; Tatiana Petry, também da CGU, expôs o "Modelo de Maturidade de Integridade Pública"; enquanto a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Fernanda Pacobahyba, compartilhou informações sobre o "Programa de Integridade do FNDE".

O Chefe da Seção de Governança do Escritório de Governança Institucional do Estado-Maior da Aeronáutica, Coronel Aviador Eduardo de Carvalho Guimarães destacou como a revisão do Plano de Integridade (PLAINT-FAB) tem fortalecido a governança e promovido maior alinhamento ético e gerencial nas atividades institucionais. "É uma ferramenta estratégica que reforça a prevenção de irregularidades, aumenta a eficiência administrativa e fortalece a confiança da sociedade nas nossas ações. A integridade é o alicerce da nossa atuação e guia a FAB no cumprimento de suas missões com transparência e responsabilidade", afirmou.

O evento foi encerrado pelo Chefe do Escritório de Governança Institucional do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Renato Alves de Moraes, que reforçou a importância do Programa de Integridade do COMAER para garantir que as ações da FAB sejam conduzidas com responsabilidade e transparência. "Ao incorporar essas práticas em nossa rotina institucional, mostramos nosso compromisso com a eficiência e com a sociedade, assegurando que cada recurso seja utilizado de forma consciente e alinhada aos valores do Estado brasileiro", declarou o Oficial-General.

Exposição no Espaço Santos-Dumont

Como parte das ações para reforçar o compromisso da FAB com o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação (Sitai), está disponível, no período de 18 a 30/11, uma exposição sobre o Programa de Integridade da FAB no Espaço Santos-Dumont, localizado no anexo do prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF).

Foto: Sargento Batista / EMAER